Conhecidas pela sigla IMO, as cargas perigosas são todas as mercadorias que oferecem riscos à saúde ou ao meio ambiente, como itens tóxicos, explosivos, radioativos, inflamáveis e corrosivos, entre outros.
Por resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), todas as demandas dessa categoria precisam atender às normas de regulamentação que contemplam a adequação, certificação e rotulagem das embalagens, limite de quantidade transportada e documentação.
É necessário também que o motorista responsável por essa locomoção faça o Curso de Condutores de Veículos de Transportes de Produtos Perigosos, de modo a obter a habilitação necessária para movimentar esses tipos de artefatos.
Além disso, mais algumas medidas de segurança precisam ser tomadas, tanto pelos embarcadores quanto pelos transportadores. Quando a carga é despachada para transporte, precisará conter uma Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) com todos os dados específicos da mercadoria. Ela permite definir, assim que a carga chega à transportadora, a melhor maneira de proceder com o seu manuseio e deslocamento.
Movimentar demandas de alto risco exige o máximo de atenção e cuidado com todas as fases do processo, e é dessa maneira que nós, da Funchal Transportes, trabalhamos.
Continue acompanhando